CONSULTORIA FINANCEIRA

WINNER CONSULTORIA

Outra pesquisa do Sebrae, de 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, revela que além da falta de clientes, umas das principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foi falta de capital e gerenciamento financeiro. Essa falta de capital está diretamente relacionada com a ausência da administração dos recursos financeiros, próprios e de terceiros, no curso das atividades da empresa. É comum empresas encontrarem dificuldades para administrar seus recursos e planejar seus gastos e investimentos, sobretudo empresas de capital fechado que não atuam com rígidos controles em suas demonstrações contábeis. Sem administração, planejamento e controle orçamentário, as empresas ficam vulneráveis a oscilações do mercado, a crises econômicas, a crises do setor, a concorrências, a alteração na legislação, entre outros fatores imprevisíveis que podem atrapalhar a evolução dos negócios e até mesmo levar a empresa à falência.

Consultoria Financeira

A consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial utiliza-se de eficientes e modernos métodos de gestão para implantar um completo programa financeiro destinado aos mais diversos tipos de empresas. Através da consultoria financeira todos os processos são analisados, revisados e aprimorados para permitir mais eficiência na execução, no controle e no planejamento das finanças empresariais. A área financeira é responsável pela gestão dos recursos econômicos da empresa administrados por meio das atividades de contas a pagar e a receber, custos e preços, orçamento e planejamento, captação e investimentos, auditoria, gestão de riscos, contabilidade, entre outras, que, em conjunto, são responsáveis por administrar as finanças empresariais, permitir a maximização dos lucros, gerar valor ao negócio e contribuir com a remuneração adequada dos sócios ou acionistas. De acordo com dados de 2018 do Sebrae, de cada quatro empresas abertas uma encerra as suas atividades antes de completar 2 anos de existência no mercado. 

Estratégias aplicadas na Consultoria Financeira

A consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial apresenta soluções eficientes para a empresa planejar seu orçamento financeiro, executar de forma adequada as atividades financeiras, controlar de modo profissional os recursos financeiros e possibilitar que seu negócio se desenvolva de maneira contínua e sustentável.

Administração financeira​

Dentro do ambiente empresarial, Assaf Neto (2016) destaca que a administração financeira destina-se basicamente ao planejamento financeiro, ao controle financeiro, à administração de ativos e à administração de passivos. A consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial atua de forma minuciosa em cada uma dessas quatro áreas para aprimorar o gerenciamento financeiro, melhorar a execução dos processos e aumentar a performance do setor.

 

  • Planejamento financeiro: apresenta as necessidades de expansão da empresa e identifica eventuais desajustes futuros. Por meio do planejamento financeiro, o administrador pode selecionar os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa;

  • Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho financeiro da empresa com propostas de medidas corretivas se necessárias;

  • Administração de ativos: persegue a melhor estrutura dos investimentos empresariais, em termos de risco e retorno, e gerencia seus valores;

  • Administração de passivos: define a estrutura de financiamento, gerencia sua composição e busca redução de custos e riscos financeiros.

Planejamento e controle financeiro

A perpetuidade de uma empresa com fins lucrativos depende da obtenção de lucros contínuos, da geração de valor e da produção de retornos financeiros adequados aos sócios e acionistas. No intuito de atingir esses objetivos, a empresa contribui e interage de forma sustentável com gestores, funcionários, fornecedores, clientes, sindicatos, mídias, comunidade e governo. No entanto, nem todas as empresas conseguem obter o lucro desejado, mas aquelas que fazem um planejamento e controle financeiro adequados terão mais probabilidades de sucesso. Para isso, a consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial emprega um modelo de Orçamento Empresarial para planejar com antecedência os rumos financeiros da empresa. Segundo Masakazu (2018), os benefícios proporcionados pelo uso do orçamento são:

  • Fixação de objetivos e politicas para unidades de responsabilidade;

  • Decisões mais acertadas com base em resultados econômicos e financeiros projetados com critério;

  • Maior participação dos gestores na fixação de objetivos e metas;

  • Criação de padrões e melhoria de desempenho financeiro;

  • Recursos melhor geridos e controlados.

Os orçamentos podem ser estáticos, flexíveis, contínuos (rolilng budget), com base em tendências e com base zero, compreendendo o planejamento das áreas de vendas, marketing, administração, produção, compras, investimentos, financiamentos e demonstrações financeiras projetadas (demonstração de resultado, balanço patrimonial e demonstração do fluxo de caixa).

Após a implantação dos novos processos para administração e controle financeiro, uma das medidas utilizadas para auxiliar nas tomadas de decisão é a aplicação de indicadores financeiros, apresentados adiante.

Gestão Baseada no Valor (GBV)

 

A Gestão Baseada no Valor (GBV) tem o objetivo de maximizar a receita gerada ao incluir no processo todas as pessoas que trabalham na organização. O enfoque do método é baseado em agregar valor a todas as atividades empregadas pelos colaboradores para se obter uma taxa de retorno acima do custo de oportunidade esperado pelos investidores ou sócios.

Indicadores Financeiros

 

Os indicadores financeiros são ferramentas de gestão utilizadas pela consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial para verificar o nível de desempenho ou de sucesso de uma organização, e permitir o acompanhamento das metas quantitativas e avaliar o resultado das tomadas de decisão. A análise das demonstrações financeiras é evidenciada por indicadores de rentabilidade, indicadores de capital, indicadores de liquidez e indicadores de segurança, todos aplicados para identificar os resultados econômicos retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas pelo gestor. Os indicadores financeiros utilizados pela consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial são aplicados, sobretudo, para controle financeiro, comunicação de metas financeiras e direcionamento de melhorias. Os indicadores financeiros integram um conjunto de indicadores de desempenho conhecidos como KPI's (Key Performance Indicator), e são apresentados através de cinco grupos, devendo, contudo, serem aplicados com a estrita quantidade para monitoramento e controle dos objetivos.

  • Indicadores de liquidez: medem a capacidade de pagamento e a habilidade em cumprir corretamente as obrigações passivas assumidas;

  • Indicadores de atividade: mensuram as diversas durações de um clico operacional, desde a aquisição de insumos e mercadorias até o recebimento das vendas realizadas.

  • Indicadores de endividamento e estrutura: apuram a composição das fontes passivas de recursos de uma empresa, a forma pelo qual os recursos de terceiros são usados e sua participação relativa ao capital próprio;

  • Indicadores de rentabilidade: avaliam os resultados auferidos por uma empresa em relação ao lucro líquido obtido em determinado período. As principais bases são o ativo total, o patrimônio líquido, as receitas de vendas e serviços, o lucro operacional e o lucro líquido;

  • Indicadores de análise de ações: analisam os reflexos do desempenho da empresa sobre suas ações. Através desses indicadores são obtidos o Lucro por Ação (LPA) e o Índice Preço Lucro (P/L).

Mapeamento e diagnóstico realizado pela Consultoria Financeira

A consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial realiza inicialmente um diagnóstico completo na área financeira para mapear os processos internos, identificá-los, realizar melhorias e tornar a área financeira mais eficiente e gerenciada. E para avaliar se o setor financeiro está desempenhando suas funções com a desejável performance, os gestores devem avaliar e responder as 10 questões a seguir. A falta de gestão sobre as situações abaixo demonstra que o setor financeiro não está atuando de maneira correta, e pode resultar em graves prejuízos ao negócio.

Programa de melhorias e objetivos da Consultoria Financeira   

A consultoria financeira da Winner Consultoria Empresarial objetiva de forma geral aprimorar a gestão financeira da empresa, reduzir os custos das operações e aumentar a rentabilidade do negócio. Para isso, trata de aprimorar os processos e a administração financeira por meio de um novo planejamento estratégico, com atuação em diversas áreas para melhorar a performance do setor. A seguir, apresentamos algumas soluções para melhorar a gestão financeira da empresa:

Referências

ANDRESA S. N. Francischini, PAULINO G. Francischini. Indicadores de desempenho: dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

BRUNI, Adriano Leal, FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HOJI, Masakazu. Orçamento empresarial. 1 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

MARION, J.C. Contabilidade empresarial. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Quer alavancar seu negócio?

Agende uma avaliação gratuita com nossa Consultoria Financeira

Os consultores financeiros da Winner Consultoria Empresarial possuem reconhecida experiência no setor financeiro e estão à disposição para compreender suas necessidades, identificar seus problemas e apresentar eficientes soluções para fazer sua empresa crescer!

 

"A riqueza é consequência de trabalho e poupança."

(Benjamin Franklin)