CONSULTORIA DE VENDAS

WINNER CONSULTORIA

Abordando a importância do setor de vendas, o autor Percy Whiting, segundo Carnegie (2011), relatou que uma determinada empresa estava prestes a encerrar suas atividades quando foi instruída, por um consultor, a implantar um novo processo em sua área comercial. Tratou-se de um procedimento simples, onde a força de vendas passaria a contatar dez potenciais clientes a mais por dia. O resultado foi tão surpreendente que ao invés de fechar a fábrica os pedidos se multiplicaram e a fábrica passou a produzir 24 horas por dia. Essa e muitas outras ferramentas de vendas compõe o conjunto de estratégias empregadas pela consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial.

Consultoria de Vendas

A consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial objetiva implementar processos para aprimorar o planejamento, a organização, a direção, o controle e a gestão das atividades de vendas. Os processos abarcam a administração de metas, estratégias de vendas, pós vendas, captação e prospecção de clientes, seleção de vendedores, treinamento e desenvolvimento, comissionamento motivador, zoneamento de vendas e auxílio na promoção dos produtos e serviços.

Quando se trata da importância dos profissionais de vendas, Red Motley, citado por Carnegie (2011), resume-a: "nada acontece até alguém vender alguma coisa". Entende-se por essa afirmação que a atuação do setor de vendas impacta diretamente nos resultados da empresa e, consequentemente, no sucesso ou fracasso dos negócios. Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2016, com empresas criadas em 2011 e 2012, mostra que uma das principais dificuldades enfrentadas no primeiro ano de atividade foi a falta de clientes. Para reverter esse cenário, a consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial visa implantar eficientes estratégias de vendas para aperfeiçoar cada etapa do processo de vendas, da captação e prospecção de clientes à etapa de pós-vendas.

Estratégias aplicadas na Consultoria de Vendas

A arte de vender é entregar valor e fazer a pena o investimento feito pelo comprador, tornando a compra algo que se pretenda realizar novamente de tal modo que se propague os benefícios a outros possíveis consumidores. Do funcionário ao diretor, todos devem estar dispostos a colaborar e contribuir para que o cliente seja o foco principal na complexa articulação organizacional. Essa articulação passa por processos de localizar o cliente, conhecê-lo bem, abordá-lo da forma correta, servi-lo e persuadi-lo a fechar um negócio. Para isso, a equipe de vendas e a gestão comercial devem estar muito bem alinhadas. A seguir, apresentamos uma série de melhorias nesses dois fatores.

Melhorias na equipe e na área comercial

 

A consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial visa implementar na rotina da área de vendas um procedimento comprovado que, segundo Carnegie (2011), pode auxiliar a equipe a melhorar consideravelmente seus resultados. O processo é composto por onze etapas, sendo: novas oportunidades, pré-abordagem, comunicação inicial, entrevista, análise de oportunidade, desenvolvimento da solução, apresentação da solução, avaliação do cliente, negociação, compromisso e acompanhamento, todas detalhadas a seguir.

É fundamental revisar e reestruturar a estrutura organizacional da gestão de vendas, de modo a melhorar a integração entre os processos, as atividades, os funcionários envolvidos e os clientes. A estrutura pode ser organizada por divisão funcional, divisão por produtos, divisão regional, divisão por clientes, ou operação mista. Se inicialmente o conjunto dessas atividades não estiver em harmonia, dificilmente o resultado de vendas será satisfatório. A consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial atua para que processos inadequados e falta de clientes não resultem em graves entraves ao desenvolvimento e à prosperidade da empresa. Os consultores de vendas da Winner Consultoria Empresarial entendem as dificuldades do mercado, são profissionais habilitados que conhecem técnicas testadas e comprovadas para possibilitar às companhias alcançarem o sucesso.

A seguir, apresentamos as principais situações encontradas nas áreas comerciais que impactam de forma negativa os resultados e fazem parte do rol de de inconsistências que levam as empresas ao fracasso. Uma vez identificado o problema, a consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial apresenta um programa de eficientes soluções para aumentar a performance e a lucratividade da empresa.

Mapeamento e diagnóstico realizado pela Consultoria de Vendas

Inicialmente, a consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial realiza um diagnóstico completo na área comercial da empresa para mapear os processos internos, identificá-los, realizar melhorias e tornar a área de vendas mais eficiente e produtiva. Para analisar se os profissionais da área de vendas estão desempenhando as funções de forma eficiente e se os processos estão funcionando corretamente, os gestores devem avaliar e responder as 10 questões a seguir. O desconhecimento das situações abaixo significa que a área de vendas não está atuando com alta performance. As inconsistências abaixo podem resultar em graves prejuízos ao seu negócio.

Programa de melhorias e objetivos da Consultoria de Vendas

A consultoria de vendas da Winner Consultoria Empresarial tem o objetivo de buscar respostas aos problemas, implantar estratégias agressivas de vendas, aprimorar a gestão de vendas e ajustar o foco do setor para aproximá-lo dos clientes. Para essa finalidade, nós apresentamos a seguir uma gama de soluções práticas e eficientes para alavancar os resultados do seu negócio. 

Referências

CARNEGIE, Dale and Associates; Inc.; CROM, J. Oliver; CROM, Michael. Alta performance em vendas. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

COHEN, Willian A. Peter Drucker: melhores práticas. 1 ed. São Paulo: Autêntica Business, 2017.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. 1 ed. Rio de Janeiro: Best-Seller, 2011

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Os consultores de vendas da Winner Consultoria Empresarial possuem reconhecida experiência na área comercial e estão à disposição para compreender suas necessidades, identificar seus problemas e apresentar eficientes soluções para fazer sua empresa crescer!

 

"Um profissional de vendas bem sucedido cuida primeiro do cliente, depois dos produtos." (Philip Kotler)