CONSULTORIA DE MARKETING

WINNER CONSULTORIA

A consultoria de Marketing da Winner Consultoria Empresarial realiza ações coordenadas para aprimorar os processos que envolvem as atividades de marketing, marketing digital, vendas, divulgação, propaganda, promoção, distribuição, definição de preço, construção de marca, atendimento e fidelização do cliente. A consultoria de Marketing da Winner Consultoria Empresarial focaliza o mercado e põe o cliente no centro das atenções da empresa, em resposta às necessidades, aos desejos e às expectativas do público consumidor. Em muitos casos, o marketing busca criar um produto ou serviço inovador, que cria uma necessidade ainda não identificada pelo consumidor.

 

Segundo Kotler (2017), o marketing fundamenta-se nos seguintes conceitos centrais: necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, custo, satisfação, trocas, transações e relacionamentos.  A consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial utiliza esse conjunto de combinações para que as empresas clientes possam aumentar a sua posição no mercado, ganhar a confiança e a preferência do consumidor, aprimorar a imagem empresarial, aumentar a base de clientes, criar condições para aumentar as vendas e permitir maior competitividade no mercado.

Consultoria de Marketing

Estratégias aplicadas na Consultoria de Marketing

Para Peter Drucker, comentado por Cohen (2017), mais que apenas uma função de negócios, o marketing deveria ser considerado a principal função da empresa. Não desvalorizando as outras funções do negócio, pelo contrário, mas sem um marketing eficaz, a empresa por melhor que execute as demais funções tornar-se-ia insustentável e acabaria falindo. Nesse sentido, a consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial objetiva reavaliar e implementar uma nova estratégia e um novo mix de marketing para alavancar os resultados da empresa.

Mix de Marketing

Mix de marketing, ou composto de marketing, é um conjunto de elementos variáveis necessários para a elaboração de um plano de marketing efetivo. Esse planejamento é realizado com base na avaliação dos "8 Ps do Marketing": produto, preço, praça, promoção, processo, palpabilidade, pessoas e produtividade. Vejamos a seguir uma abordagem introdutória dos "4 Ps do Marketing" iniciais.

Produto

Em marketing, produto ou serviço é um conjunto de atributos e características tangíveis e intangíveis oferecidos pelas empresas ao público alvo. Produto é um bem tangível, materializado durante seu processo de produção, cuja posse é transmitida ao comprador. Serviço é produzido ao mesmo tempo que é consumido, não implica na posse de algum bem por parte do cliente. Em vez da transferência, ele paga pelo trabalho ou pelo uso, seja um serviço de manutenção, uma assinatura, uma consulta médica etc.

A consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial visa aprimorar as características atribuídas aos produtos ou serviços para apresentar aspectos diferenciais que os tornem mais atrativos aos consumidores. Além disso, a consultoria de marketing realiza um acompanhamento do produto ou serviço para saber em qual fase do mercado ele está, para ajudar a entender como atuar em suas estratégias. Dependendo do ciclo de vida que o seu produto estiver, você deverá tomar ações diferenciadas, por isso a importância de reconhecer seu ciclo de vida.

 

As fases dos produtos ou serviços são as seguintes:

  • Introdução: quando o produto ou serviço é novo e ainda está sendo inserido no mercado. Os consumidores ainda estão conhecendo-o e tendo um primeiro contato;

  • Crescimento: Após ser inserido, o produto ou serviço começa sua fase de expansão e crescimento, na qual os clientes já tiveram sua primeira impressão e agora ele está sendo reconhecido cada vez mais pelo mercado;

  • Maturidade: Nesse período o produto ou serviço já ganhou popularidade e já está maduro no mercado. Os consumidores o buscam sabendo de suas características e benefícios, não sendo mais uma novidade;

  • Declínio: Essa é a fase de risco do produto ou serviço, é quando ele começar a “morrer” perante o mercado, começa a não ser mais procurado pelos consumidores e esquecido por eles.

Preço

O preço é a expressão monetária de valor de um bem ou serviço que representa aquilo que o cliente acha justo pagar por determinado consumo. Se o cliente julga o preço alto demais, ele resiste a comprar o produto. Se for considerado baixo demais, surgirá uma dúvida sobre sua qualidade. Dessa forma, além de fatores internos relacionados com o custo, produção e distribuição, o preço é formado no mercado pelo jogo da oferta e procura. Nesse sentido, a consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial visa implantar processos para a realização de estudos periódicos de mercado a fim de comparar os preços praticados, as formas de pagamento, os descontos e outros itens utilizados pela concorrência.​ As estratégias de preços podem atender às seguintes orientações:

 

  • Preço orientado pelo mercado (concorrência)

  • Preço psicológicos

  • Preço de desnatação de mercado

  • Preço de penetração de mercado

  • Preço baseado em custo

Na etapa de precificação de produtos e serviços, no entanto, é necessário conciliar um estudo de mercado para avaliar as condições apresentadas pela concorrência e também verificar os custos internos envolvidos na cadeia de produção, comercialização ou prestação de serviços. Nesse sentido, é necessário um completo levantamento financeiro para identificar os custos diretos, os custos indiretos, as despesas fixas, as despesas variáveis e a margem de lucro estimada. A partir dos dados financeiros, a consultoria irá aplicar a técnica de precificação mais apropriada para o caso, sendo a técnica de markup uma das mais utilizadas para essa finalidade.

  • Markup: trata-se de um índice obtido pelo cálculo de precificação composto pelas despesas fixas, despesas variáveis e margem de lucro, que deverá ser aplicado aos custos dos produtos e serviços para obtenção do preço final. Por meio da aplicação do índice markup, podem ser estabelecidos preços mínimos, máximos, descontos possíveis e ainda os preços podem ser atualizados rapidamente.

Praça

Praça é a definição de como os produtos e serviços serão apresentados e entregues aos clientes. Esse elemento do composto de marketing é fundamental para definir os canais de distribuição e proporcionar aos clientes satisfações de tempo e de lugar, auxiliando para que o consumidor tenha o produto ou serviços sempre à disposição, no tempo e lugar adequados. As estratégias dos canais de distribuição são:

  • Distribuição exclusiva: distribuidores limitados para manter maior controle no fornecimento de produtos e serviços

  • Distribuição seletiva: distribuidores intermediários selecionados para obter alcance e controle na distribuição

  • Distribuição intensiva: distribuidores intermediários variados com o maior número de pontos de venda possível para maximizar o alcance dos clientes

  • Distribuição via franchising: distribuidores gerados a partir da transmissão do know-how da empresa para multiplicar o canal de distribuição, gerar direitos autorais ao franqueador e renda para o franqueado

No caso de serviços, em que geralmente as cadeias são mais curtas, as estratégias são:

  • O cliente direcionar-se até o prestador dos serviços

  • O prestador dos serviços direcionar-se até o cliente

  • Cliente ou prestador transacionam por meio eletrônico ou digital

  • Prestador dos serviços atende o objetivo do cliente final através de contratantes intermediários

A estratégia utilizada pela consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial visa equilibrar a cobertura de mercado, o controle sobre a atuação dos intermediários e o custo de implementar, servir e monitorar o canal.

Promoção

Promoção é a comunicação e a propaganda dos produtos e serviços. Trata-se de desenvolver uma estratégia de um plano promocional com o objetivo de integrar os elementos de comunicação de marketing, publicidade, promoção de vendas, assessoria de imprensa, marketing de patrocínio, marketing digital e comunicação no ponto de venda. A consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial visa alcançar os seguintes objetivos promocionais:

  • Desenvolvimento e formação de imagem da empresa

  • Desenvolvimento e formação de imagem de um produto ou serviço específico

  • Promoção da categoria do produto ou do serviço

  • Venda dos produtos e serviços da empresa

  • Formação de clima que permita a venda dos produtos ou serviços

  • Melhora do nível de conhecimento do cliente sobre o produto ou serviço oferecido

Os 5 As do MARKETING: O caminho de compra do cliente

A consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial analisa se os processos de cada etapa do caminho de compra do consumidor estão sendo realizados pela área de marketing da empresa atendendo aos atuais padrões de conectividade. É fundamental que as atividades de marketing estejam presentes em cada uma dessas etapas, conhecida como os 5 As do Marketing, para que a marca seja reconhecida e esteja presente no percurso de compra dos consumidores. Segundo Kotler (2016), as fases a serem analisadas e que impactam diretamente no reconhecimento da marca, no resultado da compra de produtos e da contratação de serviços são:

  • 1º A - Assimiliação: a fase de assimilação ocorre quando o consumidor toma conhecimento da marca ou de determinado produto ou serviços. Esse conhecimento ocorre através de atividades de marketing, marketing digital, propagandas, promoções etc.

  • 2º A - Atração: a fase da atração é atingida quando o consumidor passa a gostar ou levar a marca em consideração. Nessa fase o consumidor busca uma série de características que torna o produto ou serviço diferenciados em relação aos concorrentes.

  • 3º A - Arguição: a fase de arguição é quando o consumidor realiza pesquisas para constatar se aquele produto ou serviço atende as suas necessidades. Na era da conectividade e das mídias sociais, os consumidores pesquisam ativamente sobre a marca, produtos ou serviços em redes sociais, sites comparativos, conselhos de outros compradores, avaliação em sites de compras, comparativo de preços e fazem testes físicos em loja.

  • 4º A - Ação: uma vez que o consumidor tomou conhecimento de determinado produto ou serviço (fase da assimilação), sentiu-se atraído pelas suas características e diferenciais (fase da atração), mostrou-se satisfeito com a avaliação de mídias sociais, sites e amigos (fase da arguição), o consumidor alcança a fase da ação, que é a concretização da compra ou contratação do serviço.

  • 5º A - Apologia: a fase da apologia ocorre quando o cliente satisfeito com a aquisição, ou contratação, fica satisfeito a tal ponto que desenvolve uma sensação de forte fidelidade à marca. O inverso também pode ocorrer, ou seja, aversão à marca, o que não é aceitável em uma administração eficiente.

O objetivo da consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial é conduzir os consumidores da fase de assimilação à apologia, através de influência própria, influência de outros e influência externa, conhecidas como Zona POE, com atuação da seguinte maneira:

  • Influência própria: a influência própria resulta no sucesso da comunicação de marketing empregado nas fases de assimilação, atração e arguição, em que o consumidor torna-se convencido que aquele produto ou serviço corresponde as suas necessidades.

  • Influência de outros: atingir os consumidores através de comunicação de marketing direcionadas a comunidades em redes sociais, sistemas de avaliações de sites, círculos sociais, influenciadores etc.

  • Influência externa: a ações externas são percebidas pelos consumidores por meio de propagandas convencionais e digitais, atividades de marketing, publicações, equipe de vendas, e outras comunicações de marketing.

Mapeamento e diagnóstico realizado pela Consultoria de Marketing

Inicialmente, a consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial realiza um diagnóstico completo na área de marketing da para mapear os processos internos, identificá-los, realizar melhorias e tornar a área de marketing mais eficiente e produtiva. Para analisar se os profissionais da área de marketing estão desempenhando as funções corretamente, os gestores devem avaliar e responder as 10 questões a seguir. O desconhecimento das situações abaixo significa que o setor de marketing não está atuando com alta performance. As inconsistências podem resultar em graves prejuízos ao seu negócio.

Programa de melhorias e objetivos da CONSULTORIA DE MARKETING

A consultoria de marketing da Winner Consultoria Empresarial tem o objetivo de buscar respostas para aumentar a posição de sua empresa no mercado, ganhar a confiança e a preferência do consumidor, construir imagem e reputação, aumentar a base de clientes, criar condições para gerar mais receita, mais lucratividade e incrementar a competitividade no mercado. Para essa finalidade, nós apresentamos a seguir uma gama soluções práticas e eficientes para alavancar os resultados de sua empresa. 

Referências

COHEN, Willian A. Peter Drucker: melhores práticas. 1 ed. São Paulo: Autêntica Business, 2017.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. 1 ed. São Paulo: Editora Sextante, 2017

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Os consultores de marketing da Winner Consultoria Empresarial possuem reconhecida experiência na área de marketing e estão à disposição para compreender suas necessidades, identificar seus problemas e apresentar eficientes soluções para fazer sua empresa crescer!

 

"O propósito de um negócio é criar clientes!"

(Peter Drucker)