CONSULTORIA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS, VALUATION E VENDA DE EMPRESAS

WINNER CONSULTORIA

A Winner Consultoria Empresarial também é especialista em consultoria de avaliação de empresas e valuation com objetivo de evidenciar o valor de mercado do negócio pelos métodos de fluxo de caixa descontado, múltiplos e liquidação. O método mais completo e utilizado é o fluxo de caixa descontado (FCD), que apresenta o Enterprise Value (EV) com dados qualitativos, quantitativos, fatos históricos e projeções de mercado. A Winner Consultoria Empresarial demonstra o valor da empresa com base em dados contábeis, relatórios gerenciais, análise de cenários internos e externos, expectativas de desempenho e performance, e projeções futuras coerentes à realidade do negócio.

 

Assaf Neto (2019) destaca que a apuração do valor de uma empresa é essencial para as decisões financeiras de investimentos, financiamento e dividendos, para negócios de aquisições, vendas, fusões e cisões, abertura de capital e investimentos em ações. Dada essa importância, a premissa da consultoria de avaliação de empresas é obter um valor justo, que reflete o retorno esperado baseado em projeções de desempenho futuro coerentes com a realidade do negócio.

O valor de uma empresa é formado pelo valor atual calculado nas condições presentes, mais a riqueza gerada pelas oportunidades de crescimento futuras. Nesse sentido, Copeland, Koller e Murrin (2000) salientam que o valor de uma empresa é movido por sua capacidade de geração de fluxo de caixa no longo prazo. Nessa linha, a consultoria de avaliação de empresas da Winner Consultoria Empresarial utiliza para o valuation o método do  Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que calcula o valor presente de benefícios de caixa previstos no futuro descontado por uma taxa que mede o risco do negócio.

Avaliação e venda de empresas: Valuation

Metodologia de Valuation e Avaliação de Empresas

O método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é utilizado pela consultoria de avaliação de empresas da Winner Consultoria tanto para avaliar empresas de capital aberto quanto empresas de capital fechado. Vale destacar que a consultoria de valuation também pode utilizar outros métodos para a avaliação: a) Avaliação por múltiplos, que considerada um múltiplo de mercado aplicado sobre o EBITDA, definido a partir da avaliação de outras empresas do mesmo setor, e b) Avaliação pelo valor de liquidação, que considera somente o valor de liquidação de seus ativos. O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é o método mais utilizado nas avaliações, que precifica a empresa com o valor presente de benefícios econômicos futuros esperados de caixa, e reflete os ativos existentes mais o valor gerado pelos retornos das oportunidades futuras de investimento. Este é o principal método de valuation utilizado na consultoria de avaliação de empresas da Winner Consultoria Empresarial. Assaf Neto (2019) destaca que o método de Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é o que apresenta o maior rigor técnico conceitual, sendo por isso o mais indicado e adotado na avaliação de empresas. De acordo com Koller, Goedhart e Wessels (2015), existem quatro argumentos para a superioridade do método FCD:

 

  • As expectativas, e não o desempenho absoluto, são mais importantes para o retorno do investidor;

  • O método leva em conta o crescimento futuro e capitais investidos;

  • O mercado precifica muito mais que os lucros da companhia. Eles também avaliam os resultados econômicos subjacentes;

  • O resultado de longo prazo é tão ou mais importante que os resultados de curto prazo.

 

O método do Fluxo de Caixa Descontado utilizado no valuation da Winner Consultoria Empresarial é calculado com bases gerenciais e contábeis recentes e em expectativas futuras de risco e retorno do negócio. Através deste método, os resultados futuros esperados de caixa são estimados e trazidos a valor presente por uma taxa de desconto que imprime o risco do investimento, apurando-se assim o valor da empresa, ou o seu Enterprise Value (EV). As oportunidades futuras refletem a capacidade de geração de caixa estimada através das projeções de receitas, despesas, margens de lucro, crescimento e retorno de novos investimentos e resultados das decisões que influem sobre o valor da empresa.

 

O método de valuation empregado pela consultoria de avaliação de empresas da Winner Consultoria Empresarial é composto de quatro variáveis fundamentais:

 

  • Capacidade de geração de caixa futura;

  • Taxa de desconto dos fluxos de caixa que deve representar a remuneração mínima exigida pelos provedores de capital;

  • Riscos inerentes ao negócio;

  • Maturidade das projeções, geralmente classificadas em período explícito (previsível) e perpetuidade (continuidade).

A consultoria de avaliação de empresas da Winner Consultoria Empresarial considera dois períodos para os fluxos de caixa: explícito e contínuo (perpetuidade). Os fluxos de caixa explícitos correspondem a um período previsível da empresa, com duração determinada. Esse período é projetado através de variáveis relevantes como preços, demandas, custos, necessidades, investimentos etc. Os fluxos de caixa desse período são descontados individualmente a valor presente. O período da perpetuidade inicia-se após o período de projeção, onde os valores dos fluxos são indeterminados. De acordo com Damodaran (2007), não é possível estimar fluxos de caixa para sempre, em geral, finaliza-se uma avaliação pelo fluxo de caixa descontado, interrompendo a estimativa de fluxos de caixa e depois calculando um valor de perpetuidade que reflita o valor da empresa naquele ponto. O cálculo obedece à seguinte fórmula:

Onde:

FCE = Fluxo de caixa livre da empresa projetado no período

WACC = Taxa de desconto (Weighted Average Cost of Capital, ou Custo Médio Ponderado de Capital)

i = período do desconto

Análise contábil e gerencial: Avaliação de empresas - Valuation

Para que o resultado da consultoria de avaliação obtenha a veracidade necessária, o processo de valuation da Winner Consultoria Empresarial inclui uma profunda e prévia avaliação de todas as informações contábeis e gerenciais da empresa. É o processo conhecido como due diligence, que busca conhecer a efetiva situação da empresa. As questões avaliadas são de natureza contábil, fiscal, societária, trabalhista, ambiental, propriedade intelectual, passivos, patrimônio líquido, ou seja, a análise percorre todos os componentes que fazem parte do negócio. Os principais relatórios utilizados para a análise de desempenho e retorno da empresa são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC). A análise é evidenciada por indicadores de rentabilidade e desempenho, indicadores de capital, indicadores de liquidez e indicadores de segurança. Para conhecer os indicadores utilizados, acesse a página de consultoria financeira onde são apresentados os principais itens avaliados.

Para desenvolver o processo de valuation, a Winner Consultoria Empresarial observa as seguintes etapas:

  • Organizar as demonstrações gerenciais e contábeis da companhia com o objetivo de separar itens operacionais, não operacionais e identificar a estrutura de capital;

  • Analisar dados históricos da empresa, performance passada, forças e fraquezas internas, e oportunidades e ameaças externas (Análise SWOT);

  • Analisar os dados contábeis e gerenciais para interpretar os indicadores financeiros, evidenciar o desempenho do negócio e projetar as perspectivas do negócio;

  • Realizar projeções de receitas, custos, despesas, lucros e investimentos para curto, médio e longo prazo;

  • Projetar o Fluxo de Caixa Disponível (Free Cash Flow), cujas medidas podem ser abordadas pelas medidas de fluxo de caixa FCDE, FCDA, EVA ou APV, por um período de cinco a dez anos (período explícito), e o valor do fluxo de caixa livre da perpetuidade (período contínuo);

  • Trazer a valor presente (VPL) o fluxo de caixa disponível dos períodos explícito e contínuo, descontando-os a uma taxa que representa o risco do investimento e o custo médio ponderado de capital (WACC ou Ke);

  • Apresentar relatório técnico de consultoria com a demonstração do Valor da Empresa.

Assaf Neto (2019) pondera que o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) permite algumas abordagens no processo de avaliação de empresas (valuation), devendo ser selecionada a forma mais indicada para cada caso. Em teoria, todas as abordagens devem gerar o mesmo valor para a empresa. As principais medidas de fluxo de caixa adotadas no processo de valuation são:

Com isso, a consultoria de avaliação de empresas e valuation da Winner Consultoria Empresarial pretende evidenciar o justo valor da empresa que poderá ser utilizado em processos de análise de investimentos, avaliações de ações, avaliação econômica de empresas para fusões, cisões, venda de empresas, aquisições, sendo destinada a empresas de pequeno, médio e grande porte, de capital aberto ou fechado.

Referências

ANDRESA S. N. Francischini, PAULINO G. Francischini. Indicadores de Desempenho: dos objetivos à ação — métodos para elabora KPIs e obter resultados. 1 ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2016.

ASSAF NETO, Alexandre. Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

COPELAND, Thomas; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack. Avaliação de empresas – Valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas. Sao Paulo: Makron Books, 2000.

DAMODARAN, Aswath. Avaliação de empresas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2007.

DAMODARAN, Aswath. Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações. 7. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

KOLLER, Tim, Marc H. GOEDHART, David WESSELS. Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies. Hoboken, N.J: John Wiley & Sons, 2015.

MARION, J.C. Contabilidade empresarial. 15 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Quer avaliar o valor do seu negócio?

Agende uma avaliação gratuita com nossa Consultoria de Avaliação de Empresas e Valuation

Os consultores de avaliação de empresas possuem reconhecida experiência na área de valuation, compra e venda de empresas e estão à disposição para compreender suas necessidades, avaliar a sua empresa e intermediar os processos de compra e vender do seu negócio!